Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

O melhor Pai do Mundo

Ser Pai é uma experiência que merece ser partilhada. Este espaço é dedicado a todos os Pais que receberam dos seus filhos o título de "O melhor Pai do Mundo".

14.Fev.17

Pai, parece que estás apaixonado!

O Pai
“Pai, tens as bochechas vermelhas, estás apaixonado?”. Fui surpreendido com esta frase e deixou-me por segundos a pensar na resposta ao mesmo tempo que não parava de rir. “Apaixonado? Eu?” tentei ganhar tempo. “Sim, quem fica assim com a cara é porque está apaixonado”. Ok, rendi-me e respondi “Sim ,estou!”.   Corações esvoaçantes, cúpidos prontos a disparar a próxima seta, rosas vermelhas e por aí fora. Na semana dos namorados, o amor está no ar e até as (...)
05.Fev.17

Pai, o nosso blog faz 2 anos

O Pai
Esta semana assinalo uma data simbólica, faz dois anos que decidi publicar as minhas histórias e partilhar com milhares de Pais e Mães as minhas vivências, opiniões, experiências, loucuras, enfim tudo o que envolve a fantástica missão que é ser Pai. Poderia começar por escrever que, quando comecei, não estava à espera de chegar até aqui, mas prefiro transmitir que tenho tantas ideias e estou tão motivado a pô-las em prática que o melhor mesmo é não perder um único (...)
29.Jan.17

Pai, deixa-me ganhar ao Monopólio

O Pai
 O lendário jogo Monopólio entrou cá em casa. Desde o Natal que não paramos de jogar. Tem duas coisas que são muito apreciadas pela criança cá de casa: é um jogo e tem de fazer contas. A parte das contas até é saudável. Obriga-o a pensar, fazer trocos, gerir o dinheiro, ter uma estratégia e até, de certa forma, negociar.A parte do jogo é que é mais difícil de gerir. Quem é que gosta de perder? Como se diz, nem a feijões. Ser competitivo tem as suas vantagens, mas tem (...)
22.Jan.17

Pai, afinal não és um super-herói!

O Pai
  O ser super-herói, no caso desta história, serve de capa à ideia que os nossos filhos têm que os Pais são inquebráveis, imbatíveis, vêem tudo, antecipam o perigo, combatem vilões e...são imortais. De facto, fazemos tudo isso, mas não somos imortais. Pergunto-me o que passa pela cabeça de uma criança quando vê o Pai ou a Mãe de alguma forma fragilizados. Será que pensam que o super-homem ou a super-mulher perderam os seus poderes e que são pessoas normais? Pois, é o (...)
20.Jan.17

Pai, tu e a Mãe são uma equipa

O Pai
  O que é um trabalho de equipa? Por exemplo, numa equipa de futebol os jogadores têm as suas posições e cada um sabe o seu papel. O guarda-redes não tem só de defender a baliza, também orienta a defesa. O avançado não está em campo só para marcar golos, também vem ao meio campo buscar a bola. E em casa, como funcionam as coisas entre o Pai e a Mãe? Têm de funcionar em equipa, sem dúvida. O ritmo do dia a dia é muito absorvente. O trabalho termina, regressamos a casa e (...)
15.Jan.17

Pai, está na hora do banho

O Pai
  A hora do banho é sempre especial. Já abordei este assunto na minha história "Pai, quero ir tomar banho" onde a questão era o debate sobre se devemos dar banho às crianças todos os dias. Nesta história, quero sublinhar a importância do momento, da cumplicidade e claro das brincadeiras. A preparação do banho é diferente, consoante estamos numa altura de mais frio ou se estamos com calor. (...)
13.Jan.17

Pai, que música estás a ouvir? #3

O Pai
  Na semana em que os "meus" U2 anunciaram a tour que assinala os 30 anos do álbum The Joshua Tree, repesquei as minhas memórias e recordei-me do episódio em que um amigo de faculdade chamado Gonçalo (que perdi o contacto há anos) me emprestou uns CD's de uma banda irlandesa que eu quase não conhecia. Estávamos em 1996 e eu andava à procura de um caminho, do que queria mesmo fazer no futuro. Estava a estudar num curso que não era o que eu queria, num ambiente que não me (...)
08.Jan.17

Pai, ainda não sei andar de bicicleta

O Pai
  Esta minha história é sobre a inevitável saga das comparações. "Sabes, o meu filho já faz o pino", "Olha, o meu sabe a raiz quadrada de 123", "O meu escreve com as duas mãos e ainda toca piano". Fico muito irritado com estas conversas, tão irritado que prefiro me afastar. Obviamente que existem tabelas de desenvolvimento das crianças, que têm a ver com as suas características físicas como inerentes a aspetos cognitivos. Se existirem desvios notórios nestas áreas, os (...)
02.Jan.17

Pai, vou ter um prémio por tirar boas notas?

O Pai
  As crianças na Escola trabalham muito. Estudar sempre foi exigente, mas hoje em dia tenho a sensação que a pressão é maior. Será mesmo assim? E porque será? Na minha opinião foi a sociedade que mudou. Nós, Pais de hoje, somos, provavelmente, mais qualificados que os nossos Pais. Provavelmente estudamos mais anos do que eles e sentimos na pele a exigência do mercado de trabalho. Se isto contribui para que sejamos mais exigentes? Acho que sim. Um dos objetivos mais presente (...)