Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

O melhor Pai do Mundo

Ser Pai é uma experiência que merece ser partilhada. Este espaço é dedicado a todos os Pais que receberam dos seus filhos o título de "O melhor Pai do Mundo".

08.Mai.17

Pai, posso escolher a minha religião?

O Pai
Falar sobre política, futebol e religião é mexer com opiniões, gostos e convicções. Sem criticar opções, vou escrever sobre a minha perspetiva religiosa e como orientamos os nossos filhos para esta matéria.   Começo por escrever que sou batizado, fiz a catequese e a primeira comunhão e, muito pontualmente, vou à igreja, sobretudo em celebrações. Com isto, considero-me uma pessoa com formação católica, não praticante e algo cético quanto a algumas ideologias desta (...)
04.Mai.17

Pai, a minha Mãe é a melhor do Mundo

O Pai
Estava a escrever esta história e dei por mim a andar às voltas para encontrar uma forma de descrever as Mães. Tenho a certeza que iria encontrar as palavras certas, porque é tão fácil descrever o que é para mim o ser mais importante deste nosso Mundo.   Contudo, parei de escrever e resolvi fazer uma coisa diferente...   Pesquisei por imagens que pudessem descrever a Mãe. Tentei encontrar momentos. Mostrei algumas dessas imagens e vídeos ao meu filho e pedi-lhe que as (...)
27.Abr.17

Pai, não quero que sejas perfeito

O Pai
Este é o meu manifesto de imperfeição! Há dias fui abordado na rua por uma Mãe que me reconheceu por me ter visto na SIC. Elogiou o meu testemunho e terminou a abordagem a dizer “Era bom que todos os Pais fossem como tu”.    Não tendo sido a primeira vez que esta frase me foi dirigida, desta vez ficou-me na ideia. Pensei para mim “Eu tenho tantos defeitos e tanto a aprender, que me é difícil reconhecer-me como modelo para outros Pais”.   O meu testemunho e a mensagem (...)
23.Abr.17

Pai, o que é a liberdade?

O Pai
Em 1974 eu não era nascido, não vivi o dia da revolução, mas eu e a geração de pessoas que nasceram depois do 25 de abril vivemos marcados por esse dia. Somos o fruto da revolução. Mas o que é a liberdade?   É algo difícil de explicar num contexto tão abrangente como o que se passou no nosso  país.    Ouço as histórias de quem viveu o tempo da ditadura e fico a imaginar como seria viver naquela altura, sobretudo como seria educar os filhos, mais ainda, o que será (...)
22.Abr.17

Pai, diz-me 40 coisas que os Pais fazem

O Pai
Há dias cruzei-me com um artigo no site Papo de Pai do meu amigo Tomás Dotti com o título “Pai procura-se”. O artigo tem umas 50 frases de comportamentos dos Pais, aqueles que definem quando um Pai estabelece como a sua grande prioridade na vida, precisamente ser Pai.   Inspirado nesse texto, copiei algumas frases e inseri outras. Poderiam ser centenas de frases, mas recolhi 40 e esta será uma história sem fim…  
19.Abr.17

Pai, faz esta experiência comigo

O Pai
Estamos sempre à procura de coisas novas para fazer. Seja um Lego que já montámos e desmontamos uma série de vezes, seja um jogo novo que a criança aprendeu na escola ou uma partida de xadrez sempre bem disputada.   Desta vez resolvemos fazer umas experiências…de química. A curiosidade nas crianças é algo fascinante. A forma como querem perceber como as coisas funcionam e aplicam-se para não deixar escapar nada, deixa-nos às vezes a observar como é que um ser humano que (...)
16.Abr.17

Pai, sou o teu melhor investimento

O Pai
Aquilo que gasto com o meu filho é o meu melhor investimento. Digo esta frase inúmeras vezes, em vários contextos. Quando um amigo que ainda não é Pai desabafa “Ter um filho é uma enorme despesa” ou quando me dizem “Gastei uma fortuna em manuais escolares” costumo responder que dificilmente iriam encontrar uma forma de gastar esse mesmo dinheiro que fosse tão gratificante como a de investir nos nossos filhos.   A gestão do orçamento familiar é um exercício diário (...)
12.Abr.17

Pai, eu quero ir à viagem de finalistas

O Pai
Agora que o frenesim das notícias já passou e todos os argumentos foram esgrimidos, importa registar umas notas sobre as viagens de finalistas. Uma coisa ressalta logo à primeira vista: de uma forma inteligente, foi visto um potencial de negócio enorme.   Ouvi falar em 500€ por uma semana, isto multiplicado por milhares de adolescentes é de facto um negócio muito interessante, mas de uma enorme responsabilidade. Os jovens querem ter uma experiência de emancipação, uma (...)
06.Abr.17

Pai, eu sou muito feliz!

O Pai
Não conheço nenhum aparelho que meça a felicidade, algo tipo termómetro que encostamos ao nosso corpo e nos diga quão felizes nós estamos. Como Pais, este iria ser muito utilizado nos nossos filhos, mas corríamos o risco de viver em constante ansiedade (ainda mais) e de estar constantemente a medir o grau de felicidade.   Claro que fazemos tudo pela felicidade das crianças e gostamos muito de sentir que estão bem e a desfrutar da sua vida. É pelo menos um sinal de que (...)